O que considerar ao comprar um terreno

O que considerar ao comprar um terreno

terreno

Existem diversas motivações para a aquisição de um terreno (lote). Seja apenas para fins de investimento ou para a construção de uma edificação, esta que será o foco dessa publicação. Esse é um momento muito importante e que precisa de uma serie de decisões que necessitam de certo embasamento. Mas não se preocupe, para aqueles que estão a procura de um terreno mas não sabem por onde começar irei listar algumas dicas para obter a melhor escolha possível.

Em primeiro momento apresentarei critérios relacionados ao produto final do seu terreno, ou seja, sua edificação. Seja ela uma casa, uma sala comercial ou qualquer outro fim arquitetônico. 

Posteriormente listarei alguns cuidados legais que devemos ter ao adquirir um terreno.

Como escolher um terreno ideal para sua edificação

Ao comprar um terreno para construir devemos estar em acordo com a destinação que daremos a ele. Por tanto se você irá adquirir um terreno para a construção de uma casa, o mesmo deve comportar com conforto essa edificação. Dessa forma a primeira dica é fundamental:

Dica 01 – Tenha o acompanhamento de um arquiteto. 

Ele irá te auxiliar a encontrar o terreno que melhor receberá a sua edificação levando em consideração os critérios apresentados nas dicas seguintes. 

Dica 02 – Restrições legais. 

Um arquiteto poderá auxilia-lo quanto as restrições que existem para a implantação de sua edificação, sejam elas municipais (plano diretor, código de obras, etc..) ou em casos de condomínios fechados o próprio regimento interno. Deve se atentar ao potencial construtivo daquele lote, a taxa de ocupação máxima, os recuos, altura máxima, etc.. critérios que podem limitar uma edificação e que apenas o olhar critico de um projetista podem enxergar.

Dica 03 – Localização.

A localização é um critério muito importante e varia de acordo com a finalidade que dará ao lote. Edificações comerciais geralmente buscam áreas movimentadas e de visibilidade. Ao se tratar de residências a escolha é um pouco mais pessoal, muitas pessoas preferem áreas tranquilas e isoladas, outras preferem a proximidade com trabalho ou diversidade de lazer.

Outro fator importante para quem procura um lote para fins residenciais é se o mesmo estará localizado em um loteamento comum ou em um condomínio fechado. Geralmente os condomínios possuem uma infraestrutura melhor, com mais segurança e áreas de lazer, ao mesmo tempo que necessitam de investimentos maiores e taxas condominiais contínuas. É mais uma decisão pessoal que dependerá muito de seu estilo de vida e poder aquisitivo.

Dica 04 – Posição em relação ao quarteirão.

Um lote pode estar localizado numa esquina ou no meio de uma quadra. Um lote de esquina possui mais visibilidade e geralmente possui um formato mais quadrado que pode ser ideal para edificações comerciais ou para quem deseja ter uma residência imponente. Esses lotes geralmente possuem um valor mais elevado. Os de meio de quadra frequentemente são mais estreitos,  possuem menos visibilidade, menos vizinhos e podem ser em consequência disto mais tranquilos, ideais para quem deseja uma residência mais discreta.

Dica 05 – Dimensões. 

O tamanho do terreno deve estar de acordo com as suas pretensões em relação ao projeto de construção. Novamente vale ressaltar o papel do arquiteto nessa orientação. Se o lote for muito pequeno você poderá ter dificuldades em fazer um projeto adequado, se for muito grande poderá ter problemas em como usar todo o espaço,  manutenção, valor do IPTU e outros. Tenha cuidado com terrenos muito estreitos ou em formatos irregulares (laterais curvas ou com ângulos fechados).

Dica 06 – Topografia (Desnível).

O terreno é plano ou tem desnível? Observe se ele tem desnível, para onde é o desnível e qual a intensidade dele. 

O desnível é perfeitamente aceitável na maioria dos casos, mas quando ele é muito acentuado, os custos para nivelá-lo podem ser altos e consequentemente a construção encarece. O problema é mais grave quando o desnível é para o fundo do terreno, como ocorre quando o imóvel fica do lado de baixo da rua. O aterramento requer o muro de sustentação ou arrimo e a construção do alicerce tende a ser mais complicada e cara. 

A topografia do lote vai impactar de várias formas no projeto, seja no custo, o tipo de projeto que pode ser mais adequado, tempo de construção e até na maneira de usar a edificação depois de pronta, relacionando-se diretamente com a implantação de acessos verticais como escadas e rampas.

Mas um desnível não esta relacionado apenas a pontos negativos. Existem condomínios que possuem lotes em cotas elevadas com desnível acentuado mas que possuem vistas maravilhosas. É uma escolha pessoal, que mais uma vez esta relacionada ao seu estilo de vida e poder aquisitivo, uma vez que esse tipo de edificação tende a possuir soluções arquitetônicas mais complexas e consequentemente um custo de construção maior.

Dica 07 – Orientação solar, ventilação e acústica. 

Esses são os critérios que mais podem impactar no seu conforto dentro de uma edificação. São critérios técnicos que são analisados e trabalhados durante a fase de projeto, mas que podem muito bem ser considerados durante a escolha de um imóvel.

Um lote bem orientado pode facilitar as soluções de conforto termoacústico e incidir diretamente na disposição dos ambientes, quantidade e dimensões das aberturas, espessura de paredes, tipos de revestimentos, etc… 

Cuidados legais para aquisição de um terreno

39366-consorcio-para-comprar-lote-como-orientar-o-cliente-corretamente-770x400

Principais cuidados na hora de fazer compra de lote:

1° – O primeiro passo é verificar o histórico da empresa responsável pelo loteamento, pedir referências sobre os loteamentos lançados anteriormente e visitá-los

2° – Escolher um bom empreendimento também significa verificar quais serviços essenciais estarão instalados, quem irá administrá-los e se o loteamento é fechado ou aberto.

3° – Visitar o local onde se deseja adquirir um lote é fundamental para conhecer a infraestrutura das ruas, iluminação, segurança e verificar a demarcação dos lotes.

4° – Confira no Registro de Imóveis o registro do loteamento, as licenças e a aprovação do projeto. É recomendável também verificar informações junto aos órgãos ambientais e prestadores de serviços públicos de água e luz. Sobre a obra, deve-se buscar a Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano (AELO), que confere um “Selo de Regularidade de Aprovação” às obras regulares.

5° – Consulte o Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) para verificar sobre a idoneidade da empresa corretora.

6° – Loteamentos irregulares não se preocupam muito com o futuro de seus recebimentos. Por isso, antes de concluir o negócio, deve-se verificar quem financia o parcelamento e qual documentação é exigida.

7° – Para efetuar o pagamento, o consumidor deve dar a entrada ou sinal com cheque nominal à empresa, além de exigir um recibo de sinal e um contrato que descreva de forma detalhada o empreendimento.

8° – É necessário olhar com atenção a documentação do lote. Caso o lote seja irregular a documentação irá denunciar se ele está instalado próximo a áreas de mananciais ou de proteção ambiental.

9° – Duvide dos preços baixíssimos, isso pode significar que o terreno está sendo colocado em nome de uma associação de moradores e uma quota irregular vendida.

10° – Uma das principais prioridades é verificar a matrícula individual do lote, que garante ao proprietário que aquilo não é fruto de uma ocupação irregular. Essa conferência pode evitar 95% dos problemas que podem ser descobertos com a compra de terrenos.

Essas 10 dicas foram retiradas da resvista Zap Imóveis presente no aqui nesse Link . Lembrando que nessa etapa é importante o acompanhamento de profissionais como corretores de Imóveis e advogados que lhe irão auxiliar em todos esses cuidados de acordo com as atualizações de legislação.

Gostou? Compartilhe!